domingo, 30 de maio de 2010

Desculpem a demora!!

_______________________ Folguei essa semana!! Nao fiz nada de mais, além de dormir, comer - e ir uma vez escalar. Naquela noite eu dormi meio torto e foi o suficiente pra foder minha coluna! To travado à 4 dias já, maior desgraceira. Tá melhorando já, acho que demora mais por causa do frio.

E sobre o final de semana? Ah, Golden!! Eita cidadezinha florida, viu, e eu tenho muita sorte em escolher a galera que to andando, pessoal fera demais... fomos em dois carros, eu fui de co-piloto em um chev. impala 2010 zeraaado. E não faltava nem falar, o carro... pq ele falava! Tem umas fotos dele mais pra baixo... o cara da locadora fez o preço de um carro pequeno, parecia até gente rica. (he-he)

Fomos até a escola pra encontrar toda a molecada, praticamente uma torre de babel: brasileiro, japones, espanhola, alemã e seis suiços - três da parte francesa e três da parte germanica (alemã?).


De cima pra baixo, da esquerda pra direita, somos: Marta (espanha), Masa (japao), Rico (suiça-g), Marius (suiça-g), Jana (germany), Numa (suiça-f), Miguel (suiça-f), Stephanie (suiça-f), Andrea (suiça-g), e eu.

E melhor de todo o final de semana foi o tanto que conversamos sobre tudo envolta da mesa de jantar. E é muito impressionante cada história ou opiniões diferentes que temos para as mesmas coisas... fora que os suiços são mais calmos e "educados"... hahaha. Teve hora que Marius saia da mesa, pensando que iria dar briga, super engraçado. - Só risada.


Olha só essa imagem que eu peguei da câmera de alguem, momento chave nas noites: eu tentando irritar o Masa e ele tentando se explicar. Demais! Grande amigo. Numa também, o de vermelho ao meu lado, tenho sorte que ele chegou... pois desde que cheguei, sempre andavamos juntos: eu, andrea, marta e masa, mas marta partiu hoje para vancouver e andrea parte pra finlândia no domingo.

Vão deixar saudades.

Viajar pra fora do país e morar por uns tempos está sendo fantástico pra mim... desejaria que todos, nao interessa idade, que fizesse isso. Se voce não liga muito pra diferenças, voce faz muitas amizades... tem pessoas boas no mundo inteiro, isso é fato! E tem umas curiosidades também... a umas três semanas atrás estudava com a gente um rapaz saudita, cujo pai tinha 2 esposas e pretendia casar com mais uma. - hehehe. Eu achava que era zueira dos livros de história, mas é verdade mesmo!! hahaha


O hostel é em golden é um lugar dahora... florido, com lugar pra se queimar uma fogueira, campo de volei, que mais parecia um jardim (essa foto de cima). Meia hora mais tarde a gente tinha macetado todas as flores... em uma semana elas crescem denovo - é praga aqui.



No domingo, fomos até o Emerald Lake, cuja a cor é bem viva. O mais bonito é quando se tem o céu limpo, porque a cor do lago é bem parecida com a cor do céu - aí se confunde um pouco com as cores. Mas não tive sorte com o tempo, esses tempos, mesmo assim, deu umas boas fotos.



Na segunda feira, dia de vir embora - fomos até o lake o'hara... estrada fechada e a decisão - andar até lá... vinte e dois kilometros de caminhada e um lugar impressionante, e o melhor de tudo: só a gente estava lá. Provavelmente quando a estrada está aberta, deve ser lotado.


Essas fotos foram as ultimas com meu cabelo-ogro. Esse final de semana eu cortei ele, porque eu já não tava aguentando mais! Agora vai mais uns dois meses pra voltar a ser como era antes. Assustei um pessoal aqui, viu. Tava à uns dois meses e meio sem cortar o cabelo e pelo menos a umas três semanas sem mexer na barba (nao quer dizer que eu tenha muita), de repente limpei tudo... hahaha. To com cara de menininho denovo! - Isso não é bom...!

Ahhh, esse final de semana fiz um bolo de milho, vóóó, tezãão!! O milho daqui é super doce, fora de sério. Pra fazer bolo fica uma delícia!! Deu uma saudade de um domingo a tarde na casa da vó, viu!! Todo final de semana é batata: penso nos churrasco com os marmanjo, sair com a esposa, almoçar com a mamãe, atazanar o lauro vendo o corinthians perder (ou ser atazanado com ta ganhando), ir na casa da tia, etc etc etc...

Um grande abraço, putada, to com saudades!

sexta-feira, 21 de maio de 2010

Três e cinco

_________________ da manhã, no brasil. Aqui é só meia noite. Estou preparando uma mochila com as coisas que vou indo levar para golden, em british columbia. Vamos eu e mais nove negos pra lá pra aproveitar o final de semana prolongado. Segunda feira é feriado porquê vinte e quatro de maio é data de aniversário da rainha victoria, que morreu a cento e nove anos atrás.

Beleza! Valeu, rainha! É também a data que marca o fim da época de inverno e começo da época de verão. Portanto, vida longa a rainha e que venha o sol!

As fotos do final de semana eu vou postar na terça ou quarta... mas o dinho pediu pra fazer um post só de fotos aqui no blog, entao aí vai, din-.


Espero postar mais fotos semana que vem... estou torcendo pro sol mostrar as caras..

Long live the queen!

quarta-feira, 12 de maio de 2010

Dois dias depois

_______________ do ha ling peak [2407m], terça-feira foi outro dia muito lindo na manhã e denovo decidimos partir pra alguma montanha aqui perto. Decisão da vez: Heart Mountain [2135m]. Por ser quase 300m menos elevado que ha ling peak e pelo nome, achei que seria apenas um "passeio na lagoa". Mas não, comecei o dia, às dez pra seis, pedalando 19km até a entrada da trilha.


manhã com cheirinho de lenha quimada em canmore


Vi em alguns sites de trilhas em montanhas aqui do canadá que heart mountain tem classificação médio/dificil - com exposição a altura, porém com segurança moderada e com alto ganho de altitude... enfim, é mais emocionante que só uma caminhada.

Apesar do frio matutino, menos quatro naquela manhã, tinhamos um sol radiante na cabeça! Clima bem agradável, e já no começo da trilha foi necessário tirar a jaqueta e a blusa. Qualquer ventinho, doía as orelhas de frio, mas se estivesse tudo calmo, suava-se por baixo da camiseta.



vista do heart mountain bem do início da trilha


Acho que já to me acostumando as caminhadas pesadas, denovo... até o topo levamos umas duas horas e meia com duas paradas rápidas. Cheguei lá em cima com bastante fôlego ainda e depois de umas fotos e lanche, tinha mais uns três quilômetros de caminhada em cima de heart mountain. É lindo demais e essa caminhada foi uma das mais bonitas das que já fiz aqui. Hora com visão para canmore, hora para calgary. Heart mountain é uma das primeiras nas rockies mountains, vê-se muitas montanhas e uma planície extensa, de perder de vista... é de tirar o folego.


vista em direção à calgary e começo das rockie mountains


vista em direção à canmore


Diferença dessa montanha para as outras, até agora, é que tem bastante árvore no cume. É muito bom porque diminui um pouco o vento, dá pra se encontrar alguns passarinhos que cantam bem alto e bonito!! Eu gravei um aqui e lembrei do tio paulo...






A descida pelo lado oposto que subimos é bem mais simples. Ainda bem! Estava com medo de descer pelo mesmo caminho que subimos, estava um pouco escorregadio e é meio exposto, é fácil e tal, mas não pode ter nenhuma bobeira. Já nesse caminho de volta, foi por uma longa crista abaixo, a saída é mais uns três quilômetros de onde deixei a bicicleta.



Uma das caminhadas mais bonitas que já fiz... valeu muito a pena. No total foram trinta e oito quilômetros de bicicleta e cerca de nove quilômetros andando, com ganho de oitocentos e vinte metros de altitude..

Na quinta feira, david um rapaz equatoriano que conheci na academia convidou pra ir até grassi lakes (já postei foto aqui) pra escalar os paredões rochosos. Lá existem cerca de oitenta vias de escaladas. Um paraíso. Desde vias bem fáceis até umas mais complicadas, é bem bacana e a visão é graciosa! Depois de chegar lá em cima, dá pra se ver os lagos bem azuis abaixo e canmore ao fundo. Lindo! Olha o rapaz aí, uma figura e gente finíssima!


Demais.

Enjoei de escrever! - To ouvindo umas modas de viola, morrendo de saudades to tomar umas com minha esposa junto com a molecada e trocar umas ideias. D'aquelas brutas sabe?

Abraços!

domingo, 9 de maio de 2010

Que belo dia

___________ tive no sábado! Depois de muitos dias de frio, vento, chuva, neve, tive um dia bem melhor! Acordei cinco e meia com a claridade e fui ver como estava o tempo. Que beleza.. exatamente o que estava pensando no dia anterior. SOL! Corri pegar minhas coisas, tomar um banho, tomar um café meia-boca e me arrumar.


Essa foto eu tirei daqui da janela, que mais parace um quadro, quando acordei. Aqui voce só não tem visão privilegiada quando olha pra cima ou pra baixo, de resto só tem coisa bonita. Tinha bastante leve lá em cima, tava frio, mas tava ensolarado e sem muito vento.

No dia anterior eu tinha combinado com andrea que se o tempo estivesse bom, seis e meia a gente se encontrava à caminho da trilha pra subir o ha ling peak (2407 m).

Passei na padaria pra comprar uns pães, bolacha, água e parti sentido o nordic centre, a trilha começa a dez quilomentros da cidade. O nordic centre foi contruido em oitenta e oito, pros jogos olimpicos de inverno, igual esse último que passou na record. É super importante aqui.

A visão da frente é impressionante também. Já dava pra ver o ha ling peak - é o que está mais à direita.



Deste lado que vemos daqui, dá pra escalar no verão, mas deve ser meio dificil, viu. É um paredão imenso. O lado que subimos foi a face sul, lá atrás. No começo é uma floresta fechada, depois vai abrindo aos poucos... com pouco de neve e gelo no começo - sorte que tinha trazido uns acessórios pra gelo. Umas agarras que se fixam no tenis pra não escorregar no gelo.

Por todo o caminho acima, dá pra se ver o vale em que se encontram as trilhas pra Banff e Kananaskis. Quero muito ir de bicicleta ou à pé por essas trilhas. Deve ser bem bonito. Até banff são cerca de 20km e kananaskis são 63.



Na trilha da pra se ver esquilos, alces, bighorns e ursos. Vi todos, menos o tal do urso! hehe. Não sei se digo "ainda bem" ou "que pena!", viu. É uma caminhada muito bonita até o topo e foi bem mais tranquila que grotto moutain. Acho que no total - padaria, trilha, hiking, topo, trilha, casa - umas seis ou sete horas. Daria pra economizar umas duas horas ou mais se fossemos de carro até a entrada da trilha. Mas vale muito a pena fazendo todo o percurso "no pêlo" (perdão pela expressão, foi só o que me veio na cabeça agora). Dá pra ver mais coisas, paisagens e tal.


Ao se chegar ao topo, tem-se uma visão muito linda! Dá pra ver todo o vale de ambos os lados, da cidade, da estrada pra banff, da trilha pra kananaskis. Já é bem lindo. Não vejo a hora de subir a próxima. Qualquer caminhada aqui pela redondeza vale muito a pena! Tudo é muito lindo, limpo, calmo.

Bom demais!



Bom, essa foi a caminhada para o ha ling peak. Amei, denovo!! Talvez na quinta-feira vou pra kananaskis subir alguma coisa por lá com um equatoriano que conheci na academia. Se vê muito, muito estrangeiro por aqui. Mil e uma nacionalidade.

Hoje foi dia das mães e foi TÃO dura a saudade!! Ainda mais que liguei pra casa e minha mãe disse que estavam fazendo uma feijuca na casa da tia nilza... aahh, que delícia. Posso até imaginar. Foi ótimo ligar. Dessa vez falei com a tia nilza, nilce, a vó e a mamãe. Tudo mãe pra mim.

Mais de tardezinha liguei pro meu pai, pois ele não estava lá. Liguei pra pedir umas dicas de como assar um franguinho por aqui. Ahnn... ficou uma delícia!! Fiz de presente de dia das mães pra milli. Ela gostou bastante. Indi comeu tudo. Joel - um australiano que está morando com a gente por alguns dias - disse que nunca tinha comido um milho tão gostoso. [Receita da vó!!]

Aí pai, vai a pena as dicas - valeu, bicho!! - Dá uma olhada:


Esse foi o ranguinho que preparei pro dia das mãe, em homenagem a todas as mamães ae que tão longe pra caraio (ops!). Morro de saudades de voces: Mae, Vó Maria, Tia, Ju, Inez, tia Celia [rep.kzona], Helena [canada], Maria [vizinha], etc.

Um beijo no coração de todas, vocês são super importantes...!! Bom apetite e boa semana!!

Um beijãããooo mãe!!